Inicio
SRF
Yogananda
Meditação
Atividades
Livraria
Links

Aprenda a meditar

Fonte: http://www.yogananda-srf.org/tmp/meditation.aspx?id=578

Encontre um local silencioso e tranqüilo onde você possa permanecer isolado e sem ser perturbado durante a meditação. Crie seu próprio santuário exclusivamente para sua prática de meditação. Sente numa cadeira ou com as pernas cruzadas numa superfície firme – cubra esta superfície com uma manta de lã ou um tecido de seda. Isto isolará seu assento da atração inferior de correntes terrestres sutis.

Um dos primeiros pré-requisitos para meditação é postura correta. A coluna vertebral deve permanecer ereta. Quando o devoto está procurando dirigir sua mente e força vital para cima através do eixo cerebrospinal para os centros de consciência superior no cérebro, deve evitar a constrição dos nervos espinhais que pode ser causada pela postura incorreta. Sente numa cadeira sem braços.Aquelas pessoas cujas pernas sejam flexíveis podem preferir meditar com as pernas cruzadas sobre uma almofada no chão, ou sobre uma cama firme. Contudo Paramahansa Yogananda recomendava a seguinte posição de meditação:

Sente numa cadeira sem braços e de assento plano, com os pés descansando retos no chão. Mantenha a espinha ereta, o abdômen para dentro, o peito para fora, ombros para trás, queixo paralelo ao chão. As mãos, com as palmas voltadas para cima, devem repousar sobre as coxas, na junção dessas com a região abdominal, para evitar o corpo de dobrar para frente.

Se a postura correta foi adotada, o corpo será estável ainda que relaxado, de forma que é facilmente possível permanecer imóvel, sem mexer um músculo. Agora feche seus olhos e gentilmente eleve seu olhar para cima, sem tensionar, para o ponto entre as sobrancelhas, centro da concentração e olho espiritual da percepção divina.



Meditação para iniciantes,conforme ensinada por Paramahansa Yogananda

1)Oração
Após estiver estabelecido na postura de meditação, comece oferecendo a Deus uma oração do seu coração, expressando sua devoção e pedindo Suas bênçãos na sua meditação.

2)Tensione e relaxe para remover toda tensão.

  • Inale, tensionando o corpo inteiro e fechando os punhos.
  • Relaxe todas as partes do corpo de uma vez e enquanto faz isso, solte a respiração através da boca numa dupla exalação, “huh, huh.”
  • Repita esta prática de três a seis vezes.
  • Então esqueça a respiração. Deixe-a fluir para dentro e para fora naturalmente, de acordo com seu ritmo, como numa respiração normal.

3)Foque a atenção no olho espiritual
Com as pálpebras semi cerradas (ou completamente fechadas, se isto for mais confortável para você), olhe para cima, focalizando o olhar e atenção em um ponto à distancia, através de um orifício entre as sobrancelhas. (Uma pessoa em profunda concentração freqüentemente franze a testa neste ponto). Não envesgue os olhos ou os force; o olhar para cima vem naturalmente quando alguém está relaxado e calmamente concentrado. É importante fixar toda a atenção no ponto entre as sobrancelhas. Este é o centro da Consciência Crística, a sede do olho único falado por Jesus: “A luz do corpo é o olho: se dessa forma teu olho for único, teu corpo inteiro será cheio de luz” (Mateus 6:22).


Quando o propósito da meditação é alcançado, o devoto encontra sua consciência automaticamente concentrada no olho espiritual e ele experimenta, de acordo com sua capacidade espiritual interior, um estado de venturosa união divina com o Espírito. Profunda concentração e calma são requeridas para contemplar o olho espiritual: um halo dourado em torno de um círculo azul, no centro do qual cintila uma estrela branca de cinco pontas. Aqueles que virem o olho espiritual devem se esforçar para penetrá-lo aprofundando a concentração e pela oração fervorosa a Deus. A profundidade da tranquilidade e concentração necessária para isso são naturalmente desenvolvidas através da prática constante das técnicas científicas de concentração e meditação da Self-Realization Fellowship [que são ensinadas nas Lições da SRF].


4)Ore fervorosamente para Deus na linguagem de seu próprio coração
Ainda que não veja a luz do olho espiritual, você deve continuar a se concentrar no centro da Consciência Crística entre as sobrancelhas, orando fervorosamente a Deus e Seus grandes santos. Na linguagem de seu próprio coração invoque Sua presença e Suas bênçãos. Uma boa prática é fazer uma afirmação ou uma oração das Lições da SRF ou dos livros Sussurros da Eternidade ou Meditações Metafísicas de Paramahansa Yogananda e espiritualizá-la com seu fervor devocional. Silenciosamente cante e ore a Deus, mantendo a atenção no ponto entre as sobrancelhas até que sinta a resposta de Deus como uma alegria interior, profunda paz e calma.


5)Prática diária como preparação para técnicas mais profundas
O período de meditação deve ser de no mínimo trinta minutos pela manhã e trinta minutos a noite. Quanto mais tempo sentar, desfrutando o estado de calma meditativa, mais rápido você progredirá espiritualmente. Carregue para suas atividades diárias a calma que sente na meditação; a calma o ajudará a trazer harmonia e felicidade a cada parte de sua vida. Através da prática diária destas instruções, você pode se preparar para a prática de técnicas mais profundas de concentração e meditação que são dadas nas lições da SRF. Estas técnicas científicas possibilitarão mergulhar mais profundamente no grande oceano da presença de Deus. Todos nós existimos neste momento no oceano do Espírito; mas somente pela meditação regular, devotada e científica, podemos conscientemente perceber que nós somos ondas de almas individuais no vasto oceano da benção de Deus.


Rua Sete de Setembro nº 1372 | Marília SP | CEP 17.502-020 | Telefone: (14) 98149-6370 | e-mail: srf.marilia@yahoo.com